Piauí Inaugura a Maior Usina Fotovoltaica da América Latina
O Piauí tem se destacado pelos investimentos realizados no setor de energias renováveis. O Estado que já conta com 29 parques eólicos e chegará a 52 parques nos próximos anos,inaugura mais um grande empreendimento de energia limpa.
Foi inaugurado o Parque Solar Nova Olinda, sob concessão da Enel Green Power Brasil. A usina está localizada na cidade de Ribeira do Piauí, aproximadamente 377 quilômetros da capital Teresina.
A usina é composta por 7 subparques, que estão organizados em 4 Sociedades de Propósito Específico para efeito de regulação, são elas: Enel Green Power Nova Olinda B Solar S.A; Enel Green Power Nova Olinda C Solar S.A; Enel Green Power Nova Olinda Sul Solar S.A e Enel Green Power Nova Olinda Norte Solar S.A.
O empreendimento abrange uma área de 690 hectares e tem capacidade instalada de 290 MW. A geração anual de energia chegará a aproximadamente 600 GWh, o suficiente para abastecer o consumo de energia elétrica de 300 mil residências, evitando a emissão de cerca de 350 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
A Enel ganhou o leilão de reserva em agosto de 2015, iniciando a construção do complexo em julho de 2016. O investimento é da ordem de US$ 300 milhões.O Parque solar Nova Olinda está localizado em uma região conhecida como cinturão solar, área que abrange diversos estados brasileiros e recebe altos níveis de radiação solar, e irá contribuir significativamente para o crescimento da energia solar na matriz Brasileira e para a crescente demanda de energia no País.
Parabéns ao Estado do Piauí pelos investimentos renováveis realizados nos últimos anos e este deve ser um exemplo a ser seguido por outras regiões do País.
Fonte: Governo do Estado do Piauí