Chernobyl Ganha Primeiro Projeto de Energia Solar

December 12, 2017

O desastre nuclear que ocorreu em 1986 na região de Chernobyl, Ucrânia, deixou a região em condições inabitáveis. Hoje o local se tornará um grande parque solar.

 

 

Visando aproveitar a região, o Ministro da Ecologia Ucraniano, anunciou em julho de 2016 um projeto de restauração da zona de aproximadamente 1600 quilômetros.

 

A radiação local torna impossível a agricultura e criação de animais, portanto a escolha da produção de energia através da energia solar fotovoltaica foi uma das melhores escolhas para dar um destino a Chernobyl.

 

Além disso, a área está conectada as principais cidades do país com linhas de transmissão que antes transportavam a energia gerada pela usina nuclear.

 

Os projetos das usinas solares, totalizarão 119 milhões de dólares. O primeiro projeto deverá ser encomendado em breve e será desenvolvido pela empresa de engenharia ucraniana Rodina Energy Group em conjunto com a alemã Enerparc.

 

A usina terá 1 megawatt de potência instalada e o investimento será de 1,2 milhões de dólares, segundo o CEO da Rodina, Evgeny Variagin.

 

 

"Queremos, pouco a pouco, otimizar a zona de Chernobyl”

 

 

Ciente do risco, para atrair investidores o governo ucraniano está oferecendo algumas vantagens: terrenos baratos e contratos de oferta padrão elevados. A Rodina e Enerparc asseguraram um contrato que pagará 0,15 euros/kWh até 2030.

 

Este preço é quase 40% acima do teto para esse tipo de projeto.

 

 

"O preço mais alto se deve ao risco do mercado, simples assim", disse Pietro Radoia, analista solar da BNEF. "Acredito que os investidores estejam atrás de retornos maiores por lá”

 

 

Apesar do risco, o projeto de geração de energia na região é viável. Prova disso é o interesse manifestado de outras empresas, como a francesa Engie que já está realizando um pré-estudo para projetos na escala de gigawatts, e as chinesas GCL System Integrations Technology e China National Complete Engineering que também já disseram estar interessadas na construção de um parque solar na região.

 

A Rodina e Enerparc possuem planos maiores para Chernobyl e planejam expandir os projetos para mais de 99 megawatts em energia solar.

 

O que era antes uma zona inabitada que trouxe tantos prejuízos para o país, se tornará em uma grande área geradora de energia limpa e renovável.

 

 

 

O que você achou dessa notícia? Se gostou inscreva-se em nossa lista de e-mail e compartilhe em suas redes sociais.

 

 

 

Fontes:

Uol Economia

Época Negócios

Independent

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Post em destaque

É possível zerar minha conta de energia?

September 18, 2018

1/10
Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procure por tag
Please reload

 Siga-nos 
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

TransfOrme

Soluções Energéticas

  • Facebook - Transforme
  • Instagram - Transforme
  • LinkedIn - Transforme
  • Twitter - Transforme

© Copyright Transforme Soluções Energéticas 2017- Todos os direitos reservados.

Contato/WhatsApp

+55 67 998846288

Onde estamos

| Dourados-MS