top of page

Eficiência Energética + Energia Solar Fotovoltaica: Combinação Certeira, tipo pão com manteiga

A política energética Brasileira prioriza a produção de energia renovável ao invés da eficiência energética. Deixando de lado a discussão de qual medida deve ser tomada primeiro, neste artigo será abordado o trabalho conjunto da eficiência energética e da energia fotovoltaica para o setor residencial.

 

A cartilha Consumo Eficiente de Energia Elétrica: uma Agenda para o Brasil - idealizado pela CEBDS¹ - mostra que ações de eficiência energética possuem um retorno de investimento menor do que sistemas de geração de energia.


Dentre os ótimos motivos que foram destacados neste estudo, do porquê as medidas de eficiência não são postas em prática, quero atentar a uma em específico que facilmente se aplica ao setor residencial: Desinformação.


O Procel² possui vários documentos que demonstram medidas de redução de consumo em todos os setores. No documento intitulado Dicas de Economia de Energia por Setor de Consumo, o Procel mostra diversas ações que podem ser adotadas para aumentar a eficiência energética da residência. Algumas dessas medidas são:


- Busque orientar adequadamente a construção e as suas janelas em relação ao sol de modo a aproveitar o melhor possível a iluminação e ventilação naturais e evitar o ganho excessivo de calor, evitando gastos elevados com ar condicionado e iluminação artificial;


-Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências;


-Ventile e ilumine naturalmente todos os ambientes da residência, inclusive os banheiros, essa medida favorece a economia na conta de luz;


-Utilize proteções solares externas nas janelas (como beirais, brises, marquises, varandas, toldos, etc.) para evitar a incidência direta de sol nos ambientes, que provoca calor e ofuscamento;


-Opte pelas cores mais claras nas paredes externas. Na cobertura utilize cores claras, telhas cerâmicas não esmaltadas ou teto-jardim;


-Procure coletar a água da chuva para uso em descargas e irrigação de jardins;

-Para a iluminação artificial, opte por lâmpadas LED;


-Evite sistemas elétricos como fonte principal de aquecimento de água. Prefira o uso de coletores solares, bombas de calor e aquecedores a gás de passagem;


- Substitua equipamentos antigos por equipamentos que possuam selo Procel;


-Evite utilizar o ar condicionado em temperaturas extremas, a faixa de temperatura recomendável para garantir o conforto térmico é entre 20°C e 26°C.


Uma análise realizada pela ACEEE³ nos EUA, comparou o custo do kWh proveniente da eficiência energética e o custo da geração fotovoltaica separadamente com o custo das medidas combinadas. Um sistema fotovoltaico custa nos EUA entre 17 e 23 centavos por kWh produzido, enquanto a eficiência energética custa cerca de 8 centavos por kWh.


Porém quando ambos são utilizados, o custo é de 3 a 6 centavos a menos por kWh que apenas pelo uso de energia fotovoltaica. A conclusão é que quando eficiência e energia fotovoltaica são implementados juntos, os custos são menores, e a geração solar pode suprir a demanda de uma quantidade maior de residências.


Ações de eficiência energética diminuem o consumo e asseguram o atendimento da demanda, mas a energia fotovoltaica gera energia limpa e abate a conta em sua totalidade, se assim o cliente desejar. Percebeu que o combo Eficiência + Fotovoltaica é ótimo.


Ao se instalar sistemas fotovoltaicos procure fazer um uso racional da energia e implementar medidas de eficiência energética em sua residência. Assim a economia é otimizada e garantida.

Fontes e links de interesse:



Post em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procure por tag
Siga-nos
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page