Células Solares Super Eficientes Começam A Ser Comercializadas

December 19, 2017

 

O segredo para a eficiência energética está na utilização do melhor produto na captação da luz solar. Para usar o sol como fonte de energia não basta ter muita luz, é necessário que as células solares sejam de qualidade a “transformar” a luz em energia.

 

O Departamento de Energia dos EUA (DOE) acaba de dar luz verde para a comercialização do que são consideradas as células solares mais eficientes do mundo… cerca de 40% mais eficientes.

 

As células solares mais eficientes do mundo são células IMM (inverted metamorphic multijunction (IMM) solar cell), usadas nos satélites espaciais e aeronaves solares.

 

Estas unidades serão comercializadas pela empresa MicroLink Devices. Em termos de oferta, esta nova tecnologia “mundana” oferece uma potência superior a 3000 W/kg.

 

A patente pertence ao espólio do Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos, o NREL.

 

Estas células destacam-se pela sua alta eficiência e por uma importante economia de custos em comparação a outras tecnologias comuns no mercado.

 

Quem afirma isto é o Departamento de Energia dos EUA que, num comunicado, anunciou o acordo alcançado com a empresa que tem sede em Ilinóis.

 

Mas o que significa este acordo?

Estamos falando de tecnologia de alto desempenho que nunca fora usada antes no mercado tradicional para produção de energia elétrica solar.

 

Assim, todos os cálculos e estimativas feitas até hoje poderão sofrer alterações positivas, no que toca ao aproveitamento da luz solar e dos ganhos.

 

Esta decisão marca o ponto de partida de um processo que é esperado para “abrir a porta para novas aplicações” das IMM , conforme assegurado pelo DOE. Segundo o organismo, a esta tecnologia não lhe falta músculo para prosperar.

 

São várias as características técnicas que fazem destas células as mais eficientes e que lhes permite captar energia de uma maior parcela do espetro solar.

 

Mercado dos veículos elétricos não tripulados

Ao chegar agora ao mercado convencional, estas células obrigam à necessidade de repensar a forma como poderão ser colocadas nos painéis solares.

 

Além disso, dada a versatilidade das mesmas, há novos meios e novas formas de as usar que terão de ser pensadas e executadas, para tirar muito mais proveito da tecnologia. Afinal, elas foram inicialmente pensadas para os veículos espaciais.

 

Uma das grandes vantagens é mesmo a redução do peso das células solares que a arquitetura das células IMM permite. Este aspecto torna esta tecnologia totalmente adequada às aplicações para as quais esta característica é fundamental, como os veículos aéreos não tripulados que são impulsionados pela energia solar.

 

Assim, no que toca ao interesse da indústria, a MicroLink Devices aposta na produção massiva destas células solares finas, leves e flexíveis que também poderiam ser empregadas em satélites especiais, em veículos aéreos solares ou em qualquer outra aplicação portátil para geração de energia limpa.

 

 

Este artigo foi retirado do site Ambiente Energia.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Post em destaque

É possível zerar minha conta de energia?

September 18, 2018

1/10
Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procure por tag
Please reload

 Siga-nos 
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

TransfOrme

Soluções Energéticas

  • Facebook - Transforme
  • Instagram - Transforme
  • LinkedIn - Transforme
  • Twitter - Transforme

© Copyright Transforme Soluções Energéticas 2017- Todos os direitos reservados.

Contato/WhatsApp

+55 67 998846288

Onde estamos

| Dourados-MS