© Copyright Transforme Soluções Energéticas 2017- Todos os direitos reservados.

Contato

+55 67 998846288

Onde estamos

| Dourados-MS

7 Dicas simples para reduzir a conta de energia elétrica da sua empresa

June 11, 2018

Reduzir os custos de um negócio é extremamente importante para manter sua empresa competitiva. E um dos grandes custos, que muitas vezes os gestores não se atentam, é a energia elétrica. Sabia que para alguns setores, a conta de energia elétrica significa o 2° maior custo da empresa, perdendo apenas para o gasto com pessoal? É o caso dos supermercados, por exemplo.

 

Neste post vamos te dar 7 dicas essenciais para que diante das elevadas tarifas de energia, seu negócio se mantenha lucrativo e eficiente.

 

 

1. Analise seu consumo de energia elétrica

 

A primeira coisa a se fazer é conhecer bem o seu serviço ou produção. Analise o consumo energético da sua empresa. Onde estão os maiores gastos? Podemos diminuir o tempo de uso desses equipamentos? Onde se gasta menos? O que pode ser mudado e o que deve permanecer?

Uma análise honesta do seu consumo energético leva a um uso mais eficiente da sua energia elétrica e gera hábitos mais conscientes em sua equipe.

 

 

2. Utilize sensores de presença

 

O mal hábito de deixar as lâmpadas ligadas sem necessidade, pode ser amenizado através do uso de sensores de presença. Lâmpadas ligadas sem necessidade são responsáveis por uma boa parte da conta de energia.

Os sensores ligam e desligam as lâmpadas do ambiente apenas quando detectam ou não o movimento.

 

 

3. Utilize lâmpadas LED

 

As lâmpadas de LED são extremamente eficientes, mais duráveis e resistentes. Aproveitam 100% da sua energia com geração de luz, não emitem calor e podem ter 40 mil horas de vida útil.

Por serem lâmpadas frias, não contribuem para o aquecimento do ambiente. Para se ter uma comparação, as lâmpadas incandescentes, aproveitam apenas 8% da energia para geração de luz, o restante é transformado em calor.

 

 

4. Regule a temperatura do ar condicionado corretamente 

 

O ar-condicionado é o grande vilão nas contas de energia elétrica. Uma das maneiras de evitar o alto consumo desses equipamentos é seu correto dimensionamento. É necessário avaliar a carga térmica adequada ao ambiente. Informações como tamanho do ambiente, número de pessoas, tipos e quantidade de equipamentos, atividade que será desenvolvida, incidências solares, entre outras, devem ser levadas em consideração no momento de se escolher o tipo de ar-condicionado ideal.

Sua temperatura de trabalho também é importante. A NR 17 recomenda para ambientes de trabalho, como escritórios, que a temperatura ambiente esteja entre 20°C e 23°C. Desta forma o ambiente permanece com uma temperatura agradável sem forçar o equipamento.

Outra dica importante é a limpeza dos filtros do ar-condicionado e manutenção periódica. Mantendo-os limpos, o equipamento trabalha menos.

 

 

5. Aproveite a luz natural

 

Prefira imóveis que tenham janelas amplas e tons claros nas paredes e teto. Além de contribuir com o bem-estar de seus colaboradores, reduz seu consumo de energia.

 

 

6. Conscientize seus colaboradores

 

Para reduzir a conta de energia elétrica da sua empresa é preciso que todos se conscientizem e incorporem atitudes de eficiência energética no dia a dia.

Estipule metas de redução da conta de energia e converse com sua equipe.

 

 

7. Instale painéis de energia solar

 

Já é mais barato produzir a própria energia do que comprar da concessionária.

A instalação de painéis de energia solar na sua empresa, pode reduzir o seu consumo em até 95%.

O sistema de compensação de energia, permite que caso sua empresa gere mais energia do que o necessário, esse excedente é disponibilizado a rede elétrica e contabilizado como crédito energético. E em momentos em que o consumo for maior do que a geração do seu sistema, esse crédito é usado como desconto na sua conta de energia.

Outra vantagem muito interessante para empresas, é que se o seu negócio possuir filiais na mesma área de concessão da distribuidora, os créditos excedentes gerados no local onde o sistema solar fotovoltaico está instalado, podem ser utilizados para abater o consumo das filiais.

 

 

Com a alta da energia elétrica, reduzir sua conta de energia é essencial. Coloque estas 7 medidas simples em prática e ganhe competitividade no mercado.

 

E se você ainda está em dúvida se energia solar é a solução ideal para o seu negócio, baixe esse infográfico gratuito. Nele damos os principais motivos para sua empresa investir agora!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Post em destaque

É possível zerar minha conta de energia?

September 18, 2018

1/10
Please reload

Posts recentes