© Copyright Transforme Soluções Energéticas 2017- Todos os direitos reservados.

Contato

+55 67 998846288

Onde estamos

| Dourados-MS

Conheça as principais diferenças entre energia solar fotovoltaica x aquecimento solar

June 26, 2018

Apesar do grande crescimento da energia solar fotovoltaica no Brasil, ainda existe uma confusão sobre a diferença entre a energia solar fotovoltaica e o aquecimento solar. Por isso, neste post vamos explicar definitivamente as principais diferenças entre essas duas tecnologias, que apesar de ambas utilizarem o sol como fonte, são utilizadas para alcançar objetivos distintos.  

 

Energia solar térmica

Um sistema de aquecimento solar utiliza a energia térmica da radiação do sol para aquecer água através de coletores solares. Esta água, por sua vez, é armazenada em um reservatório térmico (boiler) para uso posterior.

 

Os sistemas mais comuns, funcionam através da termossifão. A água sai do reservatório, passando pelos coletores solares, que podem ser placas de vidro com tubulações interna de cobre ou alumínio. Através do calor da radiação solar, essa água é aquecida e retorna para o reservatório ou é armazenada em um outro reservatório apenas para a água quente.

 

Essa circulação natural acontece devido a diferença de densidade entre a água quente e a água fria. A água aquecida pelo coletor solar, se torna menos densa, assim a água fria do reservatório “empurra” a água quente propiciando uma circulação constante.

 

No entanto, sistemas que utilizam muitos coletores, como é o caso de aquecimento para piscinas, podem precisar de bombas para ajudar na circulação da água, e essas bombas consomem energia elétrica. Além disso, existem sistemas que podem precisar de um aquecimento auxiliar (elétrico ou a gás) que são acionados em épocas mais frias ou em casos de aumento do consumo de água quente, por exemplo quando uma família recebe visitas no final de semana.

 

O tamanho do reservatório e a quantidade de coletores térmicos necessários, variam de acordo com a quantidade de água que se deseja aquecer. Isso deve ser calculado com base no objetivo da água aquecida e através de uma conversa franca com os moradores da residência, para se conhecer os hábitos de banho, lavagem de roupas, lavagem de utensílios domésticos, etc.

 

Todo o sistema deve se conectar com a parte hidráulica do local, que deve ser feita com materiais resistentes ao calor, levando água quente para os pontos desejados, como chuveiros e torneiras. A temperatura da água pode chegar em até 90°C.

 

 

Energia solar fotovoltaica

 

Um sistema de energia solar fotovoltaica utiliza módulos solares, compostos por diversas células solares que convertem a luz do sol em corrente elétrica. Veja que aqui estamos tratando de geração de energia, onde o importante é a luz do sol e não o calor proporcionado por ele.

 

As células solares convertem a luz do sol em energia elétrica, através do efeito fotovoltaico, já falamos sobre ele nesse post.

 

Os sistemas fotovoltaicos são compostos por módulos fotovoltaicos, inversores (responsáveis pela conversão e adequação da energia elétrica gerada), cabeamentos e proteções que são conectados diretamente ao quadro de distribuição geral da residência ou empresa. Assim a energia gerada pode alimentar qualquer equipamento, gerando economia na conta de energia (até 95%). Diferente do sistema de aquecimento, que gera economia apenas em relação ao consumo do chuveiro elétrico.

 

Com o sistema fotovoltaico, caso a geração seja maior que o consumo, é possível injetar a energia excedente na rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados em outros momentos ou até mesmo em outras unidades consumidoras de mesmo titular.

A instalação do sistema fotovoltaico é simples e rápida, não necessitando de obras no local.

 

Para que o sistema fotovoltaico entre em operação, é necessário que o medidor de energia elétrica da unidade consumidora seja trocado por um medidor bidirecional, capaz de contabilizar a energia consumida e injetada na rede. O custo relacionado a troca do medidor é de responsabilidade da concessionária.

 

 

Comparação e pontos a se atentar

 

Um sistema de aquecimento solar, tem por objetivo o aquecimento de água. Já o sistema fotovoltaico produz energia elétrica para o uso em diversos equipamentos, inclusive aquecedores de água.

 

É importante lembrar de alguns pontos em relação ao aquecimento solar. Sua integração a residência é muito mais fácil e prática durante a etapa de construção. Isso porque é necessário que toda a parte hidráulica dos pontos que receberão a água quente, sejam feitos visando este objetivo e isso em residências já construídas levam a inevitável quebra de paredes.

 

Se o objetivo do consumidor é economia de energia, lembre-se que o sistema de aquecimento, reduz apenas o consumo relativo ao chuveiro elétrico. Diferente do sistema fotovoltaico que considera o consumo de todos os equipamentos elétricos do local.

 

Existe uma reclamação constante de alguns consumidores em relação ao aquecimento solar, que é o aumento do consumo de água que o sistema gera, pois existe um aumento da vazão hídrica. Isso pode ser uma exceção à regra, mas vale a pena comentar para que o consumidor que esteja pensando nesse sistema leve em consideração. Convido você a ler o resultado de uma pesquisa realizada em 2015, pela USP e divulgada pelo site Catraca Livre, sobre qual é o melhor sistema de aquecimento de água e mais econômico.

 

Outro ponto que temos que destacar é em relação a área ocupada. Ambos sistemas ocupam uma área grande, que não deve possuir obstáculos que possam gerar sombreamento. Portanto, caso você esteja pensando em instalar ambos sistemas, dê preferência da área disponível para o sistema fotovoltaico, pois o sombreamento é muito mais prejudicial neste sistema do que no sistema de aquecimento solar.

 

Por último, quero destacar uma aplicação muito comum. Muitas vezes o consumidor utiliza o aquecimento solar para piscinas. Mas não é alertado que o aumento da temperatura da água, será entre 5 e 10°C. E que o uso, apenas sugerido, das capas térmicas é mais importante do que se imagina. E também que a utilização de bombas para ajudar na circulação da água aquecida, aumenta o consumo de energia elétrica.

 

Por isso, antes de apenas comparar o preço entre os dois sistemas, analise muito bem a sua necessidade consumidor.

 

Bom, agora você já sabe as principais diferenças entre os dois sistemas mais utilizados de energia solar e não irá mais confundir energia fotovoltaica com energia térmica. Se ainda restar dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Post em destaque

É possível zerar minha conta de energia?

September 18, 2018

1/10
Please reload

Posts recentes