Valorização do Meu Imóvel Com Sistema Solar Fotovoltaico

February 18, 2018

Uma das grandes vantagens da energia solar fotovoltaica é a valorização do imóvel onde o sistema será instalado.

 

Existem consumidores que se sentem receosos em instalar um sistema solar em sua residência pois não sabe se continuarão morando no imóvel por 25 anos (vida útil do sistema) ou não pretendem.

 

Apesar de já termos mais 22 mil unidades consumidoras usufruindo da energia solar, o crescimento do setor no Brasil é muito recente. Portanto ainda não temos estudos nacionais ou informações técnicas sobre a valorização dos imóveis no Brasil.

 

Por isso vamos nos basear em um mercado muito mais maduro que o nosso, onde já foram conduzidos estudos nesse sentido: O Mercado Imobiliário Americano.

 

Um estudo realizado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley encomendada pelo Departamento de Energia dos EUA em 2015, analisou cerca de 22 mil residências, das quais 4 mil possuíam sistema fotovoltaico entre 1999 e 2013 (já naquela época hein!).

 

A pesquisa mostrou que as casas com energia solar tinham seu preço valorizado entre 3% e 6% em relação as que não possuíam o sistema e que os compradores estavam dispostos a pagar U$ 4,00 a mais por W pico instalado no imóvel.

 

Outro ponto importante que descobriram, foi que o tempo de venda de um imóvel que tinha um sistema solar fotovoltaico instalado era consideravelmente menor em relação aos outros imóveis. Vemos aqui que sistemas fotovoltaicos tornam os imóveis muito mais competitivos que os imóveis tradicionais.

 

Não existe razão para não acreditarmos que o mesmo ocorrerá com o Brasil.

 

Vamos aplicar os valores do estudo em um caso brasileiro. Com o dólar a R$ 3,28, fazendo uma comparação com um imóvel residencial no Brasil com um sistema fotovoltaico de 3,5kWp.

 

Valorizando U$ 4,00/Wp, este imóvel teria seu valor de mercado acrescido em R$ 45.920,00. Valor muito superior ao que se pagaria pelo sistema fotovoltaico.

 

Agora se coloque no lugar de um comprador. Você tem duas opções: uma casa convencional, em que todos os meses chegará uma fatura de energia altíssima (muito provável não é mesmo?) ou uma casa que gerará toda a energia que você e sua família precisam a partir de uma fonte limpa, sem reajustes tarifários, que faz bem para o meio ambiente e para a sociedade.

 

Qual você escolheria? Fácil essa escolha não é?

 

 

Gostou desse conteúdo e quer receber em primeira mão? Cadastre-se em nossa lista de e-mail aqui.

 

 

Fontes:

Berkeley Lab 

Portal Solar

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Post em destaque

É possível zerar minha conta de energia?

September 18, 2018

1/10
Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procure por tag
Please reload

 Siga-nos 
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

TransfOrme

Soluções Energéticas

  • Facebook - Transforme
  • Instagram - Transforme
  • LinkedIn - Transforme
  • Twitter - Transforme

© Copyright Transforme Soluções Energéticas 2017- Todos os direitos reservados.

Contato/WhatsApp

+55 67 998846288

Onde estamos

| Dourados-MS