top of page

Financiamento de Energia Solar: Saiba Como Pagar Por Seu Sistema Fotovoltaico

De acordo com os dados da 3° Pesquisa sobre o Mercado Fotovoltaico (1) realizada pela GREENER, apenas entre os meses de Junho/2016 e de Junho/2017, os sistemas fotovoltaicos de até 5 MWp tiveram uma redução de 24,72% em seus preços. Apenas no 1° semestre deste ano, a queda representa 13,87% no valor médio de venda dos sistemas fotovoltaicos para o consumidor final.

 
Financiamento de energia solar transforme soluções energeticas

O aumento no rendimento no processo produtivo, a difusão da tecnologia e uma maior eficiência de conversão, fizeram com que os custos dos sistemas fotovoltaicos caíssem muito ao longo dos últimos anos. Mas por se tratar de um investimento à médio/longo prazo, os sistemas fotovoltaicos ainda são considerados caros por muitos brasileiros.


Frente a este empecilho, surgem alternativas nas formas de pagamento como, descontos à vista, consórcios e parcelamentos sem juros pelas empresas distribuidoras de produtos. Mas hoje, vamos falar sobre os financiamentos solares, que devem ser considerados como opção pelos os que pretendem possuir maior autonomia quanto a sua forma de consumo de energia elétrica.


Os financiamentos solares ajudam a reduzir a necessidade de um investimento inicial e possibilita que o cliente investidor (sim, sistemas fotovoltaicos são investimentos!) possa pagar as parcelas do financiamento com a economia gerada pelo sistema fotovoltaico. Assim, com o intuito de informar a nossos leitores sobre as linhas de financiamento disponíveis no mercado, separei 18 delas, onde qualquer pessoa de qualquer região, vai encontrar uma que se encaixe melhor no seu perfil.

O que é?

Oferece uma linha de crédito especialmente planejada para o financiamento de sistemas de micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis, para consumo próprio dos empreendimentos.


Regiões atendidas

Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Piauí, Sergipe, Bahia, Norte do Espirito Santo e Norte de Minas Gerais.


O que é financiado?

Todos os componentes dos sistemas de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica, bem como sua instalação. Também abrange energia eólica, de biomassa e pequenas centrais hidroelétricas (PCH).


Público-alvo

Todos os portes de empresas industriais, agroindustriais, comerciais e de prestação de serviços, produtores rurais e empresas rurais, cooperativas e associações legalmente constituídas.


Taxas/Juros

A taxa de juros varia entre 6,6% e 10,14% ao ano, variando de acordo com o porte do cliente.



Prazo e Carência

Até 12 anos, com carência de 6 meses a 1 ano.


Como solicitar?

Para solicitar um financiamento solar junto ao FNE Sol do Banco do Nordeste, é necessário que o cliente tenha em mãos o projeto ou orçamento do seu sistema de micro ou minigeração. Para isso procure uma empresa especializada em energias renováveis e de confiança.

Depois o cliente deve procurar uma agência do BNB de sua preferência e fazer um cadastramento e negociação do financiamento. Na negociação da proposta, o gerente deverá buscar compatibilizar o valor das parcelas com a economia esperada na conta de energia do cliente, e compatibilizar também o período de carência com o tempo necessário para ativação do sistema de compensação pela concessionária. A proposta é submetida ao comitê de crédito e depois de aprovada, o contrato de financiamento deverá ser assinado pelas partes envolvidas. Feito isso o cliente juntamente com a empresa contratada responsável pelo sistema, deveram submeter o projeto à concessionária para obtenção do parecer de acesso.

O BNB inicia o desembolso do recurso em 3 etapas: 70% na entrega dos equipamentos no endereço do cliente, 15% quando concluída a instalação do sistema e 15% quando concluído o processo de ativação do sistema de compensação pela concessionária.

Com o sistema funcionando e terminado o período de carência, o cliente passa a pagar as prestações mensais negociadas até a quitação do financiamento, gerando economia e contribuindo para um amanhã mais limpo.


Limites de financiamento

Até 100% do investimento, dependendo do porte do cliente, localização e garantias.


Garantias

As garantias serão, cumulativa ou alternativamente: hipoteca, alienação fiduciária, fiança ou aval.


O Banco do Nordeste disponibiliza a Cartilha: Financiamento à micro e minigeração distribuída de energia elétrica, onde explica todo o processo bem detalhado (2).

O que é?

Com o Santander Financiamento, pessoas e empresas, correntistas ou não, podem parcelar em até cinco anos a instalação de painéis solares e toda a estrutura necessária para a geração de energia limpa. A linha de financiamento de equipamentos fotovoltaicos é a CDC Eficiência Energética de Equipamentos. O banco também incentiva outras ações sustentáveis através de outras linhas de financiamento.


Regiões atendidas

Todas as cidades que possuírem uma agência do Banco Santander.


O que é financiado?

Financia a compra de equipamentos e serviços que utilizem energias renováveis, como a energia solar fotovoltaica e eólica.


Público-alvo

Pessoas físicas e jurídicas. Não é necessário possuir conta no Banco.


Taxas/Juros

As Taxas/Juros podem variar de empresa para empresa (empresas de energias renováveis fazem parcerias como Banco Santander para obter condições diferenciadas a seus clientes). No mercado são praticados juros de 1,45% a.m a 3,91% a.m, dependendo da quantidade de parcelas.


Prazo e Carência

Até 36 meses. Algumas empresas possuem prazos de até 60 meses.

A carência varia entre 30 a 60 dias.


Como solicitar?

O Banco Santander possui parceria com diversas empresas e distribuidoras de equipamentos fotovoltaicos. Converse com uma empresa de seu interesse e veja quais os procedimentos que devem ser seguidos. Ou procure uma das agências do Banco Santander.


Limites de financiamento

É possível financiar até 100% dos equipamentos.


O que é?

O Sicredi possui uma linha de crédito específica para energia solar. Também possui um consórcio sustentável (3).


Regiões atendidas

Todas as cidades que possuam agência do Banco Sicredi.


O que é financiado?

É possível financiar diversos recursos necessários à instalação de tecnologia de energia solar para geração de energia elétrica, como sistemas de montagem, inversores e módulos solares.


Público-alvo

Pessoas físicas e jurídicas que estejam associadas ao Sicredi e que queiram comprar produtos capazes de gerar energia elétrica por meio da fonte solar.


Taxas/Juros

As taxas de juros variam entre 1% e 3% ao mês, condicionadas a análises de crédito.


Prazo e Carência

O prazo de pagamento é de até 60 meses.


Como solicitar?

Procure uma agência Sicredi para informações sobre contratação.


Limites de financiamento

Até 100% dos itens financiáveis.


O que é?

O Banco da Amazônia possui a linha de financiamento Pronaf Eco que atende as famílias cadastradas no PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) (4). Este Programa financia projetos individuais ou coletivos que gerem renda aos agricultores familiares.


Regiões atendidas

O Banco da Amazônia atende a região Norte do País.


O que é financiado?

Tecnologias de energia renovável, como a fotovoltaica. Além de outras fontes renováveis e outros projetos ambientais e energéticos.


Público-alvo

Agricultores familiares enquadrados no PRONAF.


Taxas/Juros

As taxas variam de 2,5% a 5,5% a.a conforme enquadramento nas atividades que são financiadas pela linha.


Prazo e Carência

Prazo de até 10 anos, inclusos até 3 anos de carência.


Como solicitar?

O cliente interessado em gerar sua própria energia deve procurar uma empresa especializada para orçamento e elaboração do projeto técnico. Com o mesmo em mãos, o interessado deve dirigir-se à instituição financeira credenciada de sua preferência, no caso o Banco da Amazônia é uma das instituições que oferece essa linha, para obtenção de informações sobre a documentação necessária à negociação da operação, que será analisada com base em projeto técnico a ser apresentado, além de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), fornecida por agente credenciado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.


Limites de financiamento

Pode chegar até R$ 165 mil reais.


O que é?

O Banco da Amazônia também possui a linha de crédito FNO. O Programa FNO Amazônia Sustentável visa contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Região Norte pautado em bases sustentáveis, apoiando empreendimentos não rurais, a partir da concessão de financiamentos adequados às reais necessidades dos setores produtivos.


Regiões atendidas

Região Norte.


O que é financiado?

Poderão ser financiados todos os itens necessários à implementação do plano ou projeto, inclusive seguro nos primeiros dois anos do projeto e despesas com frete.


Público-alvo

Agroindústrias, indústrias, setor de turismo, comércio, prestadores de serviço, empresas produtoras de bens exclusivos para exportação, infraestrutura não governamental e empreendimentos culturais.


Taxas/Juros

A partir de 9,5% a.a.


Prazo e Carência