20 Motivos Para Investir Em Energia Solar Hoje Mesmo

Economizar na conta de luz através de um investimento sustentável, acessível, com rápido retorno de investimento e que ainda gera resultados por 25 anos? Já imaginou você obtendo todos estes atrativos?

No post de hoje vamos te apresentar 20 excelentes motivos para investir o mais rápido possível em energia solar fotovoltaica na sua empresa ou residência. Confira!


1. Redução de custos


A questão financeira é, geralmente, a primeira razão pelo qual um consumidor procura a energia solar fotovoltaica. Isso porque com a instalação de um sistema de energia solar você passa a economizar o quanto quiser!


É possível reduzir até 90% do seu consumo de energia gerando sua própria energia e deixando de utilizar a energia da distribuidora.



2. Melhor retorno do seu investimento


Quando comparamos o retorno de investimento de um sistema fotovoltaico com aplicações em renda fixa disponíveis no mercado, vemos como seu retorno é muito melhor do que qualquer aplicação. Para ver o post onde comparamos os rendimentos clique aqui.



3. Valorização do seu imóvel


Imóveis que possuem sistema de energia solar fotovoltaico têm seu valor comercial valorizado. O gasto menor ou inexistente, equipamentos com longa vida útil e uma solução sustentável são razões que valorizam o imóvel.


Nos EUA, que é um mercado mais maduro que o brasileiro em energia solar, os imóveis que possuem sistemas solares já têm um valor agregado maior e algumas vezes são vendidas em menos tempo. Veja este estudo (inglês).



4. Instalação rápida e simples


Sistemas solares fotovoltaicos são instalados em um curto prazo, cerca de 5 dias.


Geralmente a rotina dos habitantes do imóvel não é alterada. Inclusive a energia do imóvel é desligada apenas na fase final da instalação.



5. Fique livre dos reajustes tarifários


Além dos reajustes anuais das tarifas de energia, os consumidores vivem frequentemente com aumentos nas contas de energia devido os acréscimos das bandeiras tarifárias. Já falamos em outro post como elas funcionam e quando são ativadas.


Consumidores que geram sua energia através de sistemas de energia solar fotovoltaica se veem livres dessas alterações. O sistema de compensação em vigor no Brasil, define que cada kWh gerado equivale a um kWh consumido, não importando o valor final da tarifa.



6. Manutenção fácil


A manutenção de sistemas fotovoltaicos é muito fácil e se resume basicamente a limpeza periódica dos módulos. Em regiões menos secas, a própria chuva se encarrega da limpeza, mas é importante ressaltar que os módulos devem estar sempre limpos para que a eficiência do sistema não reduza.


7. Sistema durável e resistente


Os módulos fotovoltaicos possuem garantia de performance de 25 anos. Os módulos são duráveis, resistentes e são projetados para suportarem climas extremos, passando por diversos testes antes de serem colocados no mercado.



8. Atitude sustentável


A energia solar é uma fonte renovável e não poluente. Investir em energia solar é contribuir para a redução de poluentes e fazer a sua parte na proteção do meio ambiente. Além disso a energia solar ajuda a movimentar a economia, gerando empregos e refletindo em toda a cadeia econômica.



9. Rápido retorno do investimento


O tempo de retorno do investimento depende de algumas variáveis como: consumo, quanto se pretende economizar, tarifa de energia local, inflação energética, etc.

Em linhas gerais, um sistema solar fotovoltaico leva de 4 a 7 anos para se pagar.



10. Economia imediata


Com um sistema solar fotovoltaico a economia já aparece no primeiro mês. Se o sistema for projetado para abater todo o consumo energético, você pagaria apenas o custo de disponibilidade (R$/kWh), conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a tarifa de iluminação e impostos obrigatórios.



11. Possibilidade de gerar energia para outras unidades consumidoras


Gerar energia para outras unidades consumidoras é simples e viável.


É possível gerar energia em uma unidade consumidora e abater o consumo de outras unidades pré-determinadas, desde que pertençam ao mesmo titular e estejam na mesma área de atendimento da concessionária. Isto através da modalidade: Autoconsumo Remoto. Empresas também podem usufruir desta modalidade.



12. Marketing do bem


Este é um bônus especial para empresas que adotam sistemas fotovoltaicos. Utilizar energia limpa e renovável reafirma o compromisso das empresas com a sociedade e meio ambiente e essa prática valoriza a marca perante o mercado.



13. Geração de crédito excedente


Caso você não consuma toda a energia gerada, o sistema solar passa a injetar o excedente na rede elétrica. Estes créditos gerados podem ser consumidos em até 60 meses. Nesse post explicamos como funcionam os créditos energéticos e as modalidades de geração que são possíveis com a atual resolução.



14. Criação de incentivos fiscais


A energia solar já é uma realidade e com isso alguns locais adotam uma série de incentivos, como o IPTU verde e a isenção do ICMS sobre a energia injetada na rede, por exemplo. Eles ainda são poucos, mas é uma tendência em crescimento.



15. Fonte infinita e inesgotável


O sol é uma fonte inesgotável de energia e gratuita. Temos que aproveitar isso!



16. Sistema silencioso


O sistema solar fotovoltaico não possui partes móveis. Portando é um gerador de energia silencioso.



17. Sistemas em locais sem abastecimento de energia


Existem duas categorias principais de sistemas solares: On-grid ou conectado à rede e off-grid ou isolados.


Em lugares onde não existe o abastecimento pela rede de distribuição, podemos utilizar sistemas off-grid, que utilizam sistemas de armazenamento para suprirem o consumo.


Portanto sistemas solares fotovoltaicos isolados, chegam como uma opção de energia limpa para aqueles que não possuem energia elétrica.



18. Experiência em gerar a própria energia


Gerar sua própria energia é uma experiência incrível que te possibilitará economizar para realizar seus sonhos.


Além disso seu consumo passará a ser mais consciente e isso reflete nas pessoas a seu redor, principalmente em crianças que podem crescer em um ambiente que se preocupa com sua forma de consumir e tratar o planeta.



19. Atende diferentes escalas de consumidor


Sistemas fotovoltaicos são mais democráticos do que você imagina. Hoje muitas residências e empresas podem optar por essa experiência independente do seu consumo.



20. Contribui para a geração distribuída


A geração distribuída, ou seja, a geração próxima ao ponto de consumo, reduz a necessidade da expansão das linhas de transmissão, assim como investimentos em grandes usinas de energia. Tudo isso impacta no valor pago por você consumidor.




Agora você já conhece as maiores vantagens da energia solar fotovoltaica. Tem mais alguma razão? Deixe um comentário. E se ficou curioso para saber quanto custaria um sistema fotovoltaico, entre em contato e pela um orçamento gratuito.


Post em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procure por tag
 Siga-nos 
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

TransfOrme

Soluções Energéticas

  • Facebook - Transforme
  • Instagram - Transforme
  • LinkedIn - Transforme
  • Twitter - Transforme

Contato/WhatsApp

+55 67 998846288

Onde estamos

| Dourados-MS

© Copyright Transforme Soluções Energéticas 2017- Todos os direitos reservados.